Tanques Industriais são reservatórios que têm como objetivo, armazenar água, combustível entre outros fluidos, que podem ser usados para armazenar durante vários processos da indústria.
A maior parte dos tanques são construídos com base no código americano API 650. Estes tanques podem ter tamanhos variados, podendo chegar a mais de 50m.
Para manter a eficácia ideal, os materiais usados na construção dos tanques industriais são aço carbono e aço inoxidável, pois são elementos que trazem alta resistência para todo o conjunto.
Nosso processo de montagem acontece de maneira oposta quando comparamos ao tradicional, utilizando macacos eletromecânicos para a montagem e não guindastes. Dessa forma montamos primeiro o fundo, depois o teto e em seguida os anéis.
Usar essa tecnologia nos permite montar os tanques industriais sempre aproximadamente a dois metros do chão, o que nos permite dispensar o uso de grandes guindastes, andaimes, calandragem de chapas ou máquinas especiais.
Processo de montagem:
- Etapa 1: Posicionamos o “fundo” do tanque na base civil;
- Etapa 2: Montamos o “teto” sobre o fundo;
- Etapa 3: Damos início a montagem dos principais acessórios sobre o “teto” ( bocais para instrumentação, guarda-corpo, boca de visita, etc.)
- Etapa 4: Elevamos o “teto” e montamos os demais anéis do costado, até que se complete a elevação de todo o tanque.
Benefícios dessa modalidade de montagem:
- Economiza riscos de acidentes, uma vez que a altura máxima de trabalho não ultrapassa 2,5m;
- Montagem 50% mais rápida quando comparamos ao sistema tradicional, já que a elevação, pintura e acabamento dos anéis ocorrem simultaneamente. Ao final da fabricação o tanque está praticamente finalizado;
- Sistema automatizado e operado por profissionais altamente especializados;
- Custo reduzido, já que não se faz necessário o aluguel de guindastes, andaimes ou equipamentos para içamento de cargas;
- Melhor encaixe das chapas pela calandragem e acoplamento sobre roletes;
- Possibilidade de montar cada anel a partir de bobina de chapa;
- Possibilidade de aumentar rapidamente o número de anéis em tanques já existentes;
Dentre as características dos tanques industriais podemos citar:
Teto
Qual tipo de teto será usado?
Forma
Qual a forma geométrica? Cilíndrica ou esférica?
Localização
Onde será construído?
Utilização
Qual fluído será armazenado no tanque?